Retrabalho e Produtividade Como a oficina pode criar um sistema para prevenir o retrabalho?

Retrabalho e Produtividade Como a oficina pode criar um sistema para prevenir o retrabalho?

Como a oficina pode criar um sistema para prevenir o retrabalho?

Manter um ambiente limpo e organizado evita retrabalho, desperdícios e atraso nas entregas. Trabalhar em um ambiente organizado reflete positivamente na produtividade e rentabilidade do negócio. Já a limpeza, além de ser sinônimo de um lugar seguro para se trabalhar, garante que os produtos sejam armazenados e manuseados corretamente, evitando, assim, erros em procedimentos e processos. 

Lembrando que a limpeza precisa ser redobrada por conta da Covid-19. 

Outro ponto importante para prevenir retrabalhos é sempre utilizar os produtos conforme recomendação do fabricante, consultar boletins técnicos ou mesmo as recomendações que estão nas embalagens.

Como realizar um orçamento justo, para no decorrer do trabalho não ter prejuízos ao perceber que cobrou errado?

Antes de tudo, é preciso ter um profissional treinado para realizar orçamentos, que conheça todos o processo de uma reparação bem como os produtos utilizados, ter um bom software de gestão de oficina também é um ponto importante, pois o profissional pode estimar o custo da reparação mas corretamente registrando todos pontos no momento que ele esta fazendo uma inspeção cuidadosa no carro. Com isso ele irá preparar um checklist de quais reparos serão necessários para aquele veículo e a fim de avaliar a magnitude deles (pequenos, médios ou grandes). Com essa análise feita, é possível selecionar quais produtos serão necessários e em quais quantidades, mensurar o tempo de mão de obra e escalar quantos colaboradores irão realizar o serviço. 

Se, para o trabalho, forem usadas ferramentas de cor e produtos com alta tecnologia, todo esse aparato agrega valor ao serviço. Assim, passo a passo, é possível calcular os custos e não se perder na conta.

Como deve ser feito o perfeito processo de limpeza e o quanto ele é importante no resultado final?

Como descrito na questão 1 o processo de limpeza e organização são extremamente importantes para evitar retrabalho e também garante uma melhor qualidade da reparação final.

Ter um implantado a cultura de 5S na oficina pode ser um primeiro passo, é a melhor prática para estabelecer disciplina e ordem básicas no local de trabalho, com esse conceito podemos destacar alguns benefícios tangíveis como: Eliminar as fontes de contaminação;Reduzir o tempo gasto na procura de materiais; Diminuir a quantidade de incidentes de segurança; reduzir ou até eliminar retrabalhos, como também pode trazer alguns benefícios intangíveis como: Estabelecer uma cultura de disciplina e ordem; Dar aos funcionários a oportunidade de se tornarem “donos” da sua área de trabalho; Reforçar o orgulho e o moral dos funcionários.

Como obter a reprodução da cor com máxima finalidade?

Primeira etapa e pesar cuidadosamente os mixings solicitados em uma formula de cor, após a homogeneização da cor é sempre importante fazer a pintura de  chapinhas de cor, coloque do lado do veículo e veja se é necessário ajuste antes de pintar o veículo, fazer um banco de cor também ajuda na produtividade. É possível também recorrer à tecnologia, como a do novo Duxone®, que tem um Colorbox, ferramenta que contém diversas variações de cores, que somam 4.120 chips de cor pintados com a própria tinta Duxone®. Ele auxilia o colorista a comparar e encontrar as melhores alternativas, ganhando assim maior agilidade na identificação e preparo da cor. Dessa forma, a ferramenta funciona como um banco de cor original e o profissional terá um laboratório de cores pronto para o dia a dia.   

Ou ainda utilizar o Colour Detector: um espectrofotômetro digital e portátil que faz a medição da cor e a compara com o banco global de cores do Duxone®. Seu principal diferencial está no software, que possui uma inteligência para análise dos dados e mais de 100 mil fórmulas para comparação e escolha da melhor alternativa. Essa ferramenta permitirá um aumento significativo da produtividade do colorista.

Quais técnicas utilizar para obter o perfeito alongamento?

O primeiro passo é a correta preparação da peça que receberá o alongamento, realizando o lixamento de toda a área.

No momento que a for realizar a pintura da peça que esta no primer, você deve realizar a aplicação da tinta mais fina em camadas na peça a ser alongada proporcionando o disfarce da repintura.