5 dicas para aumentar a produção de sua oficina automotiva

Numa oficina de repintura automotiva existem pequenos detalhes que podem otimizar processos, torná-los mais eficientes e acelerados, sem sacrificar a qualidade da obra entregue. 

Deve ser um objetivo primário tentar melhorar a produtividade de qualquer oficina, uma vez que os clientes valorizam muito que um resultado imediato e acima da média seja entregue a eles. 

Sim, é difícil alcançá-lo; Porém, às vezes a solução pode estar naqueles hábitos simples que a curto, médio e longo prazo têm capacidade de gerar frutos importantes. Portanto, hoje queremos compartilhar com vocês cinco dicas para aumentar a produção de sua oficina de repintura automotiva : 

1. Analise o tempo de secagem 

Você pode não estar conseguindo melhorar a produtividade devido à má utilização do tempo de secagem. Portanto, recomendamos que você analise o que está fazendo durante esse processo ou período de tempo. 

Por exemplo, você pode tirar proveito de: 

Combine a cor de qualquer trabalho potencial, o que o ajudará a antecipar erros ou problemas depois de concluído. 

Você também pode usar o tempo para misturar cores ou verificar se a preparação da tinta está em ordem. 

Leve em consideração que um bom gerente é aquele que coordena a todos para que o ciclo de trabalho seja mais eficiente. 

2. Certifique-se de atender a todos os padrões de limpeza 

Parece um acéfalo, mas esse visual deve ser feito quase perfeitamente. E sim, pode ser um grande diferencial. 

Por exemplo: limpar seu equipamento de pulverização e secá-lo imediatamente economizará muito tempo na hora de reutilizá-lo, e não fazer isso pode danificar gradualmente suas ferramentas. 

No caso hipotético de uma arma não funcionar corretamente, será mais difícil de aplicar e até mesmo danificar a superfície.   

3. Conheça melhor os produtos 

A pintura automotiva está em constante inovação, por isso você deve estar sempre atualizado, saber quais são os novos fabricantes de materiais e suas finalidades, mas principalmente como podem ajudar a melhorar seu trabalho. 

4. Manter seus espaços de trabalho 

A área de secagem, lixamento, limpeza ou cabine de pintura são espaços que devem ser conservados e otimizados de tempos em tempos. Portanto, é fundamental pensar em como você vai investir para melhorar essas áreas. 

Você também dará aos seus colaboradores a possibilidade de realizarem seus trabalhos em espaços de vanguarda, o que pode se refletir no resultado final de seus trabalhos. 

5. Construir uma biblioteca de cores 

Ter uma biblioteca de cores significa saber exatamente quando e onde aplicar um trabalho de qualidade; quando recomendá-lo e poder propor quando for necessário. 

Também funciona para trabalhos ou acabamentos comuns, pois uma biblioteca facilita a localização rápida do que aplicar e em que condições. 

Fato: adquirir um software de cores também ajuda muito, pois assim você saberá exatamente a tinta e a combinação que precisa para qualquer tipo de acabamento e / ou modelo de carro. 

Na Axalta podemos ajudá-lo a otimizar seus materiais e produtos, venha a uma de nossas lojas para conhecer as últimas novidades em inovação.  

E lembre-se: gerenciar sua oficina de repintura automotiva é algo em que você tem que trabalhar todos os dias, e fazer isso da maneira certa pode fazer uma grande diferença na produtividade do seu negócio. 

Por: Gustavo Aceves, Técnico da Axalta